quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Introdução a Geografia


Definição:
È a ciência que tem por objetivo descrever e estudar o relacionamento e as alterações promovidas pelo homem sobre o meio e a dinâmica espacial existente.
Evolução:
Para conhecer a evolução da Geografia, teremos que retroceder no tempo e fazer uma retrospectiva sintetizada de certos fatos que contribuíram para sua evolução.

Grécia Antiga: No seu termo mais remoto, a Geografia "nasceu" entre os gregos, juntamente com os conhecimentos da filosofia, historia, teatro e outras. A geografia, assim como outras ciências teve como berço a Filosofia. Então, os primeiros geográfos científicos foram os gregos. No século IV a.C, os gregos observaram o planeta como um todo. Os principais astrónomos e geográfos gregos da antiguidade foram: Tales de Mileto, Anaximandro, Aristóteles de Estagira, Heráclides, Aristarco, Hiparco, Estrabão, Filolau e Ptolomeu.

Império Romano: Com os romanos a geografia terá um diferencialque é a sua forma descritiva e aplicada como objeto de formação do seu império em expansão, visando em indicar a localização de áreas ricas em produtos comercias e vias de acesso às mesmas (por água ou por terra)., e determinar também seus limites. Dentre os geógrafos romanos destaca-se: Pompônio Mela, Plínio Secundus e outros.

Idade Média: Este foi um periodo podemos assim dizer de estagnação àS pesquisas científicas em decorrência as invasões bárbaras a Europa que fizeram com que todo conhecimento se confinasem na Igreja, tenho em sim o domínio de dogmas religiosos e fazendo recuar uma série de verdades cientificas.Em contrapartida, já durante o periodo da expansão mulçumana exigia para os admistradores, um conhecimento mais preciso de povos e países submetidos ao Islã e o preceito de todo mulçumano fazer pelo menos uma vez na vida sua perigrinação a Meca, dá a Geografi uma maoir importância. Houve uma rica fase de produções científicas, onde trabalhos foram traduzidos do grego para o árabe, aprofundando assim o seu estudo.

Idade Moderna:
Podemos destacar Fernando de Magalhães( 1° viagem de circunavegação), Nicolau Copeénico (defendeu a teoria Heliocêntrica), Galileu Galilei ( movimento da rotação), Kepler (leis da mecânica celeste) e outros.

Idade Contemporânea:A partir do sec. XIX que é considerada a época de ouro da Geogarfia, onde ela se institui como ciência autônoma, com princípios metodólogicos de análise, perdendo o seu caréter puramente descritivo e passando a priorizar a explicação de fenômenos e suas inter-relações, adquirindo forma, caráter acadêmico. Destacam-se neste periodo as escolas Determinitas (Von Humboldt, Ritter, Ratzel) e Possibilistas (La Blache,Brunhes, Vallaux)

O século XX:
A relação homem-meio é profundamente marcada por transformações ocorridas ao longo do sec. XX, particulamente na sua segunda metade durante a vigência da bipolaridade EUA x URSS e a geografia passam a se tornar um instrumento de análise crítica desta ralidade( Geografia Crítica ou Marxista).

Indicação de Leitura: O que é Geogarfai, Ruy Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário